Pular para o conteúdo principal

Novas regras do vôlei mundial chegam ao Brasil

Três alterações foram feitas pela Federação Internacional, sendo que a dos líberos é a única que só entrará em vigor depois, em competições nacionais

As novidades não param na Superliga. Na edição passada, a fórmula de disputa foi alterada para que o vôlei pudesse ser massificado ao ter os jogos transmitidos pelo SporTV e as finais pela TV Globo. Para a edição 08/09, foi anunciado pela Comissão Brasileira de Arbitragem de Voleibol que serão adotadas na competição as novas regras aprovadas pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).


A intenção da entidade em implantar agora as alterações é adaptar jogadores e técnico à nova realidade, para quando estiveram em quadra com a seleção já conheçam as mudanças


A primeira mudança será com relação à invasão da linha central. Será permitido invadir a quadra adversária com qualquer parte do corpo (exceto os pés), desde que uma parte dos pés do jogador esteja sobre a linha central ou dentro da quadra de sua equipe. Não será permitida a invasão caso haja contato direto com o adversário por baixo da rede.

Outra modificação será com relação ao toque na rede. Anteriormente, qualquer movimento que o jogador fizesse e tocasse na rede com qualquer parte do corpo era considerado falta. Agora, só será falta quando o jogador tocar na parte superior da fita ou na antena, também na parte de cima da fita. Os atletas poderão tocar na malha da rede desde que esta ação não seja uma vantagem para a sua equipe, não atrapalhe o jogo do adversário, e ele não se apóie na rede para realizar o movimento.

Novas regras para depois da Superliga

As equipes poderão ter dois líberos inscritos entre os 12 jogadores. No entanto, somente um poderá atuar. Caso haja a troca direta de um líbero pelo outro, por qualquer motivo, o jogador que for trocado não terá o direito de retornar à partida. Essa nova regra, especificamente, não entrará em vigor na Superliga 08/09. Ela começará a ser adotada depois, nas competições nacionais.

Mas na inscrição das equipes para as competições, o número de atletas aumentará de 12 para 14, com a possibilidade de dois líberos inscritos. No entanto, para a partida, a equipe poderá usar 12 jogadores, dentre eles até dois líberos, caso queria.

Texto original aqui

Comentários

  1. Em relação a invasão do campo adversário e a mão na rede, isto pode ser bom para os profissionais em jogos com arbitro.

    STSF Olavo

    ResponderExcluir
  2. Bom dia para todos.

    Fla, e Vas fizeram seu dever de casa, já o Bot empatou!

    O Flamengo goleou um Madureira, que teve em sua defesa o ponto fraco da partida

    O Vasco éstava perdendo, quando o arbitro deu um penalti maroto, e
    daí as coisas mudaram no segundo tempo, mas valeu afinal jogou sem 3 jogadores titulares.

    O Botafogo empatou, deu mole!

    Tenham um ótimo dia.

    Um abração para todos.

    STSF Olavo

    ResponderExcluir
  3. Bom dia para todos.

    Hoje é sexta-feira, e mais um fim de semana começando, e este parece que será com sol intenso, então vamos aproveitar no volei.

    Convido vocês para dar um pulinho no THE BESTFLU o link está aqui no blog, temos músicas, curiosidades, filmes e futebol.

    Tenham um ótimo fim de semana.

    Um abração para todos.

    STSF Olavo

    ResponderExcluir
  4. REFLETINDO:

    A Felicidade pode demorar
    Às vezes as pessoas que amamos nos magoam, e nada podemos fazer senão continuar nossa jornada com nosso coração machucado.
    Às vezes nos falta esperança.
    Às vezes o amor nos machuca profundamente, e vamos nos recuperando muito lentamente dessa ferida tão dolorosa.
    Às vezes perdemos nossa fé, então descobrimos que precisamos acreditar, tanto quanto precisamos respirar...é nossa razão de existir.
    Às vezes estamos sem rumo, mas alguém entra em nossa vida, e se torna o nosso destino.
    Às vezes estamos no meio de centenas de pessoas, e a solidão aperta nosso coração
    pela falta de uma única pessoa.

    Às vezes a dor nos faz chorar, nos faz sofrer, nos faz querer parar de viver, até que algo toque nosso coração, algo simples como a beleza de um pôr do sol, a magnitude de uma noite estrelada, a simplicidade de uma brisa batendo em nosso rosto.
    É a força da natureza nos chamando para a vida.

    Você descobre que as pessoas que pareciam ser sinceras e receberam sua confiança, te traíram sem qualquer piedade.
    Você entende que o que para você era amizade, para outros era apenas conveniência, oportunismo.
    Você descobre que algumas pessoas nunca disseram eu te amo, e por isso nunca fizeram amor, apenas transaram...

    Descobre também que outras disseram eu te amo uma única vez.
    E agora temem dizer novamente, e com razão, mas se o seu sentimento for sincero poderá ajudá-las a reconstruir um coração quebrado.
    Assim ao conhecer alguém, preste atenção no caminho que essa pessoa percorreu, são fatores
    importantes: a relação com a família, as condições econômicas nas quais se desenvolveu (dificuldades extremas ou facilidades excessivas formam um caráter), os relacionamentos anteriores e as razões do rompimento, seus sonhos, ideais e objetivos.

    Não deixe de acreditar no amor. Mas certifique-se de estar entregando seu coração para alguém que dê valor aos mesmos sentimentos que você dá.
    Manifeste suas ideias e planos, para saber se vocês combinam. E certifique-se de que quando estão juntos, aquele abraço vale mais que qualquer palavra.
    Esteja aberto a algumas alterações, mas jamais abra mão de tudo, pois se essa pessoa te deixar, então nada irá lhe restar.

    Tenha sempre em mente que às vezes tentar salvar um relacionamento, manter um grande amor, pode ter um preço muito alto se esse sentimento não for recíproco.
    Pois em algum outro momento essa pessoa irá te deixar e seu sofrimento será ainda
    mais intenso, do que teria sido no passado.

    Pode ser difícil fazer algumas escolhas, mas muitas vezes isso é necessário.
    Existe uma diferença muito grande entre conhecer o caminho e percorrê-lo.
    A tristeza pode ser intensa, mas jamais será eterna.
    A felicidade pode demorar a chegar, mas o importante é que ela venha para ficar e não
    esteja apenas de passagem...

    Luiz Fernando Veríssimo


    Tenham um ótimo fim de semana.

    STSF Olavo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Torneio de Outono - 6 de Junho

O próximo torneio da Rede Maranhão será realizado no dia 6 Jun (sábado). Será o Torneio de Outono e homenageará o "Seu Nonô", hoje com 87 anos. Vejam um pouco de sua história. Sacada de pescador Artesão de 77 anos exporta as redes de vôlei que fabrica na praia para mais de 15 países Marcos Pernambuco - Rio de Janeiro para a Revista IstoÉ Ponto: Adriana e Shelda são clientes assíduas de Nonô Claudionor José da Silva, o Nonô, começou a pescar em 1941. É o mais antigo membro da colônia de pescadores Z-13 de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Ainda

Homens de barriga - Danuza Leão

Texto de Danuza Leão para o Estado de São Paulo Meninas de todo o Brasil, tenho um conselho valioso para dar aqui: - se você acabou de conhecer um rapaz, ficou com ele algumas vezes e já está começando a imaginar o dia do seu casamento e o nome dos seus filhos, pare agora e me escute! Na próxima vez que encontrá-lo, tente (disfarçadamente) descobrir como é sua barriga. Se for musculosa, torneada, estilo 'tanquinho', fuja! Comece a correr agora e só pare quando estiver a uma distância segura. É fria, vai por mim. Homem bom de verdade precisa, obrigatoriamente, ostentar uma barriguinha de chopp. Senão, não presta. Veja bem, não estou falando daqueles gordos suados, que sentam horas na frente da televisão com um balde de frango frito e que, quando se abaixam, mostram um cofre peludo. Não! Estou me referindo àqueles que, por não colocarem a beleza física acima de tudo (como fazem os malditos metrossexuais), acabaram cultivando uma pancinha adorável. Esses, sim, são pra manter por p