Pular para o conteúdo principal

Spaguetilândia

Luis Fernando Verissimo
A primeira vez que fiquei em Copacabana foi, maravilha, no hotel Luxor, que tinha um terraço com um muro verde na frente. O mar começava ali onde hoje começa a praia e eu tinha uma dessas idades ridículas, 11 ou 12 anos. Cheiro inesquecível: maresia com asfalto. Grande sonho de vida: passear de barata pela Avenida Atlântica. Ver glossário.
Anos mais tarde fui morar em Copacabana, ou no Leme, que é uma espécie de ensaio geral de Copacabana. Eu estava na comemoração da vitória do Brasil na copa do Chile que atravessou a noite no "Fiorentina", onde iam os artistas. De cinema: naquela época a Globo não existia, se você pode conceber tal coisa. Ali perto ficava a "Sereia do Leme", não longe da "Taberna do Leme". Mais para cá ficava o "Sacha’s". Ou o "Sacha’s" não existia mais? Talvez nunca tenha existido. Talvez tudo daquela época tenha sido apenas um delírio etílico. Principalmente o Garrincha.
Comia-se bem no "Nino", no "Ariston" e no "Le Mazot" da Paula Freitas, mas naquele tempo eu e outros conterrâneos batalhando pela vida no Rio, entre uma remessa e outra de casa, preferíamos a "Spaguetilândia" da Nossa Senhora de Copacabana. Pelo que representou de sustento barato nas nossas horas difíceis a "Spaguetilândia" foi a verdadeira Nossa Senhora de Copacabana, padroeira dos gaúchos na pior. Os pedaços de pizza do Beco da Fome, na Prado Júnior, também ajudaram a nos manter de pé.
Quem podia ia ao "Cangaceiro" ouvir a Elizete Cardoso ou a gaitinha do Rildo Hora, ou ao Beco das Garrafas ouvir a Silvinha Telles. No "Rond Point", uma noite, um copo passou zunindo pela minha orelha. Não sei quem atirou em quem ou por quê. Deviam ser paulistas. Diziam que programa de paulista era ir brigar em boate do Rio. Quem se lembrar onde ficavam o "Cangaceiro" e o "Rond Point" - e o "Drink", e o "Bon Gourmet" e o "Zum Zum" - ganha uma noitada grátis no "Vogue".
Glossário: "Barata" era carro conversível. "Baratinha" era carro de corrida, como o do Chico Landi. Chico Landi era o melhor corredor de baratinha do Brasil. O Brasil era um país em que a gente vivia.
Crônica publicada em 01/09/2000 - O GLOBO
Colaboração do Olavo

Comentários

  1. Já era hora do Jo sair da rede, e ir para o computador postar. Hehehehehe

    Tenham um ótimo fim de semana.

    Uma bração para todos.

    STSF Olavo

    ResponderExcluir
  2. JO, meus parabéns pelo seu aniversário, te desejo muita saúde, muito volei, muitos twelves, e muitas alegrias.Felicidades. FCD. Um abração. Olavo

    STSF Olavo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Torneio de Outono - 6 de Junho

O próximo torneio da Rede Maranhão será realizado no dia 6 Jun (sábado). Será o Torneio de Outono e homenageará o "Seu Nonô", hoje com 87 anos. Vejam um pouco de sua história. Sacada de pescador Artesão de 77 anos exporta as redes de vôlei que fabrica na praia para mais de 15 países Marcos Pernambuco - Rio de Janeiro para a Revista IstoÉ Ponto: Adriana e Shelda são clientes assíduas de Nonô Claudionor José da Silva, o Nonô, começou a pescar em 1941. É o mais antigo membro da colônia de pescadores Z-13 de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Ainda

Homens de barriga - Danuza Leão

Texto de Danuza Leão para o Estado de São Paulo Meninas de todo o Brasil, tenho um conselho valioso para dar aqui: - se você acabou de conhecer um rapaz, ficou com ele algumas vezes e já está começando a imaginar o dia do seu casamento e o nome dos seus filhos, pare agora e me escute! Na próxima vez que encontrá-lo, tente (disfarçadamente) descobrir como é sua barriga. Se for musculosa, torneada, estilo 'tanquinho', fuja! Comece a correr agora e só pare quando estiver a uma distância segura. É fria, vai por mim. Homem bom de verdade precisa, obrigatoriamente, ostentar uma barriguinha de chopp. Senão, não presta. Veja bem, não estou falando daqueles gordos suados, que sentam horas na frente da televisão com um balde de frango frito e que, quando se abaixam, mostram um cofre peludo. Não! Estou me referindo àqueles que, por não colocarem a beleza física acima de tudo (como fazem os malditos metrossexuais), acabaram cultivando uma pancinha adorável. Esses, sim, são pra manter por p