Pular para o conteúdo principal

Fundamentos do Vôlei de Praia - O Saque

O saque ou serviço marca o início de uma disputa de pontos no voleibol. Um jogador posta-se atrás da linha de fundo de sua quadra, estende o braço e acerta a bola, de forma a fazê-la atravessar o espaço aéreo acima da rede delimitado pelas antenas e aterrisar na quadra adversária. Seu principal objetivo consiste em dificultar a recepção de seu oponente controlando a aceleração e a trajetória da bola.
Um saque que a bola aterrissa diretamente sobre a quadra do adversário sem ser tocada pelo adversário - é denominado em voleibol "ace", assim como em outros esportes tais como o tênis.
No voleibol contemporâneo, foram desenvolvidos muitos tipos diferentes de saques:
  • Saque por baixo ou por cima: indica a forma como o saque é realizado, ou seja, se o jogador acerta a bola por baixo, no nível da cintura, ou primeiro lança-a no ar para depois acertá-la acima do nível do ombro. A recepção do saque por baixo é usualmente considerada muito fácil, e por esta razão esta técnica não é mais utilizada em competições de alto nível.
  • Jornada nas estrelas: um tipo específico de saque por baixo, em que a bola é acertada de forma a atingir grandes alturas (em torno 25 metros). O aumento no raio da parábola descrito pela trajetória faz com que a bola desça quase em linha reta, e em velocidades da ordem de 70km/h. Popularizado na década de 1980 pela equipe brasileira, especialmente pelo ex-jogador Bernard Rajzman, ele hoje é considerado ultrapassado, e já não é mais empregado em competições internacionais.
  • Saque com efeito: denominado em inglês "spin serve", trata-se de um saque em que a bola ganha velocidade ao longo da trajetória, ao invés de perdê-la, graças a um efeito produzido dobrando-se o pulso no momento do contato.
  • Saque flutuante ou saque sem peso: saque em que a bola é tocada apenas de leve no momento de contato, o que faz com que ela perca velocidade repentinamente e sua trajetória se torne imprevisível.
  • Viagem ao fundo do mar: saque em que o jogador lança a bola, faz a aproximação em passadas como no momento do ataque, e acerta-a com força em direção à quadra adversária. Supõe-se que este saque já existisse desde a década de 1960, e tenha chegado ao Brasil pelas mãos do jogador Feitosa. De todo modo, ele só se tornou popular a partir da segunda metade dos anos 80.
  • Saque oriental: o jogador posta-se na linha de fundo de perfil para a quadra, lança a bola no ar e acerta-a com um movimento circular do braço oposto. O nome deste saque provém do fato de que seu uso contemporâneo restringe-se a algumas equipes de voleibol feminino da Ásia.

Comentários

  1. Boa noite para todos.

    Sobre os posts: fundamentos do volei, eu tenho uma boa notícia para os praticantes, este é um esporte que se pode aprender até uma certa idade, mais ou menos 18 anos, depois fica impossível , consegue-se apenas melhorar, ou seja, ficar menos pior!

    Falo isso, para que ninguém pense que na nossa rede tem algum craque, todos tem volei o suficiente para brincar e ser feliz, se contentando em se divertir, tem gente que se ler este comentário vai achar que eu ofendi até a 3ª geração. ;-)))))))))

    Portanto, o negócio é brincar, sem esquentar!

    STSF Olavo

    ResponderExcluir
  2. ADOREIIIIIIIII amigo Jô essa "aula" de voley ....rsrs
    Não sei se agradeço ou mando um aviso para que TODOS da rede se preparem, porque só vai dar "eu" com meu novo estilo de saque oriental ;0)
    Beijokas e abraços!

    Obs:Amanhã cedo vou ficar ausente porque vou no mercado comprar as torradas para nosso "chá".Ok Jô?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Torneio de Outono - 6 de Junho

O próximo torneio da Rede Maranhão será realizado no dia 6 Jun (sábado). Será o Torneio de Outono e homenageará o "Seu Nonô", hoje com 87 anos. Vejam um pouco de sua história. Sacada de pescador Artesão de 77 anos exporta as redes de vôlei que fabrica na praia para mais de 15 países Marcos Pernambuco - Rio de Janeiro para a Revista IstoÉ Ponto: Adriana e Shelda são clientes assíduas de Nonô Claudionor José da Silva, o Nonô, começou a pescar em 1941. É o mais antigo membro da colônia de pescadores Z-13 de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Ainda

Homens de barriga - Danuza Leão

Texto de Danuza Leão para o Estado de São Paulo Meninas de todo o Brasil, tenho um conselho valioso para dar aqui: - se você acabou de conhecer um rapaz, ficou com ele algumas vezes e já está começando a imaginar o dia do seu casamento e o nome dos seus filhos, pare agora e me escute! Na próxima vez que encontrá-lo, tente (disfarçadamente) descobrir como é sua barriga. Se for musculosa, torneada, estilo 'tanquinho', fuja! Comece a correr agora e só pare quando estiver a uma distância segura. É fria, vai por mim. Homem bom de verdade precisa, obrigatoriamente, ostentar uma barriguinha de chopp. Senão, não presta. Veja bem, não estou falando daqueles gordos suados, que sentam horas na frente da televisão com um balde de frango frito e que, quando se abaixam, mostram um cofre peludo. Não! Estou me referindo àqueles que, por não colocarem a beleza física acima de tudo (como fazem os malditos metrossexuais), acabaram cultivando uma pancinha adorável. Esses, sim, são pra manter por p